domingo, 24 de abril de 2011

Alienação Parental - Documentário “A Morte Inventada”

Alienação Parental. Citado assim, o assunto causa curiosidade e, certamente, desconhecimento entre muitos. Quando explicado, o caso é reconhecido e, infelizmente, percebemos que é cada dia mais habitual. Alienação Parental trata-se de um distúrbio no âmbito das disputas pela custódia de um filho na hora da separação de um casal. Porém o filme mostra muito além desse conceito, captando histórias de vida que abordam o sofrimento e a dificuldade nos relacionamentos entre pais e filhos de casais separados.

Visando transpor essa barreira do desconhecimento da Alienação Parental, a Caraminhola Produções Artísticas de Alan Minas e Daniela Vitorino apresenta um documentário que elucida o assunto, intitulado A Morte Inventada – Alienação Parental. Com a realização do filme, a produtora pretende levar às pautas da sociedade a discussão sobre o assunto entre psicólogos, juízes, promotores, advogados, assistentes sociais, pedagogos, pediatras e pais e mães no intuito de chamar a atenção para essa prática que está cada vez mais freqüente nas famílias separadas.

A Alienação Parental é descrita como uma situação na qual um genitor procura deliberadamente alienar, afastar o seu filho(a), do outro genitor, deturpando a sua mente, tendo normalmente êxito em seus intentos.
Sua manifestação consiste na campanha de difamação, de forma deturpada, como uma “lavagem cerebral”. Fato esse, que leva a criança a colaborar de maneira simbiótica a essa implantação de falsa memória, promovendo até mesmo o rompimento completo do vínculo. Milhares de pessoas são vítimas desse tipo de violência e ignoram fazer parte dessa estatística, desconhecendo por completo esta perturbação, que pode levar a sérias conseqüências.
SINOPSE
O filme revela o drama de pais e filhos que tiveram seus elos rompidos por uma separação conjugal mal conduzida, vítimas da Alienação Parental. Os pais testemunham seus sentimentos diante da distância, de anos de afastamento de seus filhos. Os filhos que na infância sofreram com esse tipo de abuso, revelam de forma contundente como a Alienação Parental interferiu em suas formações, em seus relacionamentos sociais e, sobretudo, na relação com o genitor alienado. O filme também apresenta profissionais de direito, psicologia e serviço social que discorrem sobre as causas, condições e soluções da questão.

No site www.amorteinventada.com.br, é possível conhecer o projeto da
Caraminhola Produções Artísticas e onde adquirir o vídeo.

Documentário longa-metragem “A Morte Inventada” (2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar