segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

GOVERNO ESTIMULA MESTRADO PROFISSIONAL
Raquel Bocato da Folha de S.Paulo

O mestrado profissional tornou-se política de governo. O MEC (Ministério da Educação) começa a incentivar as instituições de ensino superior que oferecem cursos de especialização a apresentar propostas para transformá-los em mestrados profissionais.
Para isso, o órgão investiu em mudanças, previstas na Portaria Normativa nº 7, de junho* deste ano. Agora, não é mais preciso que o corpo docente seja composto só por mestres e doutores. Professores com experiência profissional na área podem integrar o quadro.
Muda também o trabalho de conclusão de curso. Passam a valer não só dissertações mas também projetos técnicos, desenvolvimento de produtos e processos, produção artística, de software e de programas de mídia e projetos de inovação tecnológica, entre outros.
"O país precisa qualificar recursos humanos em várias modalidades, e o mestrado profissional é um dos recursos para isso", esclarece Lívio Amaral, diretor de avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), reguladora da oferta desses cursos.Foram recomendados pela Capes 2.823 mestrados --269, ou 9,5%, são profissionais. Os demais são acadêmicos.
A ideia é que as alterações permitam que a modalidade decole, com a criação de cursos. Além disso, estão previstos editais de incentivo à abertura de mestrados profissionais. O primeiro, lançado em outubro, foca a área de saúde.
O diretor acadêmico de pós-graduação stricto sensu do Insper, Rinaldo Artes, elogia a medida. A não exigência de dissertação abre um leque maior de oportunidades e atende à demanda dos profissionais, diz.
Para o coordenador do mestrado profissional do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Mario Miyake, a medida acena para que boas pós-graduações lato sensu se tornem mestrados profissionais. Mas a não exigência de dissertação podem fazer com que o curso seja visto como um "mestrado de segunda categoria", diz.

Texto extraido de : http//luizeugeniovieira.blogspot.com
*Portaria Disponivel em:
http://www.fnmp.org.br/documentos/portaria-normativa-mec-n07-22-06-2009/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar